Husky Siberiano - PADRÃO DA RAÇA/ CBKC

27-05-2011 16:05

APARÊNCIA GERAL: o Husky Siberiano é um cão de trabalho, de porte médio; rápido e ligeiro.  Seu movimento é  fluente e  gracioso. Seu corpo moderadamente compacto com pelagem  densa; suas  orelhas  eretas  e a cauda em  pincel revelam sua herança nórdica. Seu andar característico é suave e aparentemente sem nenhum esforço. Sua performance original, no arreio de trenó, é muito eficiente, transportando cargas leves a uma velocidade moderada, atravessa grandes distâncias. As proporções e  as  formas  de seu corpo refletem  esse  equilíbrio básico de força, velocidade e resistência. Os machos  da raça  Husky siberiano são bem masculinos, mas  nunca grosseiros; as  fêmeas,  bem  femininas, porém, sem demonstrar  fragilidade em sua. Estrutura. Em condições ideais, com sua musculatura firme e bem desenvolvida, o Husky Siberiano não deve parecer pesado. 

 

PROPORÇÕES IMPORTANTES

· de perfil, o comprimento do corpo, da ponta dos ombros até a ponta da garupa, é ligeiramente maior que a altura na cernelha.a distância da ponta do nariz ao stop é igual à distância do stop ao occipital. 

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: o temperamento característico do Husky Siberiano é amigável, gentil, mas também atento e expansivo. Não demonstra as qualidades possessivas de um cão de guarda, e tampouco é desconfiado com estranhos ou agressivo com outros cães. Algumas atitudes de reserva e dignidade podem ser esperadas de um cão adulto. Sua inteligência, docilidade e disposição o tornam um companheiro agradável e um cão sempre disposto ao trabalho. 

CABEÇA 

Crânio: de tamanho médio e proporcional ao corpo; ligeiramente arredondado no topo e afilando gradualmente desde seu ponto mais largo em direção aos olhos. 

Stop: bem definido. 

REGIÃO FACIAL 

Trufa: preta nos exemplares de cor cinza, castanhos ou pretos; fígado nos cães de cor cobre; pode ser de cor de carne em cães branco puro. O “nariz de neve”  rajado de rosa é também aceito. 

Focinho:  de tamanho médio e de largura média, afilando gradualmente para a trufa, sem ser pontudo ou quadrado. A cana nasal é reta do stop à ponta do nariz. 

Lábios: bem pigmentados e ajustados.Maxilares / Dentes: fechando em tesoura. 

Olhos: amendoados, moderadamente  afastados  e sutilmente  oblíquos. A cor dos olhos pode ser marrom ou azul; aceitam­se os olhos de cores diferentes ou um olho particolorido. A expressão é penetrante, porém amigável, interessada e até um pouco maliciosa. 

Orelhas: tamanho médio, triangulares, de inserção alta e próximas. São espessas e bem revestidas de pêlos, levemente arqueadas em sua parte posterior e rigidamente empinadas, com as pontas ligeiramente arredondadas. 

Pescoço: de comprimento médio e portado erguido, orgulhosamente, quando o cão está em stay. No trote, o pescoço se estende de maneira que a cabeça seja portada ligeiramente para a frente. 

 

TRONCO 

Dorso: reto e forte, com a linha superior nivelada desde a cernelha até a garupa. De comprimento médio, sem ser curto ou excessivamente longo. 

Lombo: é tendido e seco,  mais  estreito que  o tórax  e, no ventre, é ligeiramente esgalgado. 

Garupa: está inclinada em relação à coluna vertebral, porém,  nunca tão inclinada a ponto de comprometer a propulsão dos posteriores. 

Peito: profundo e forte, sem ser muito largo; seu ponto mais baixo situa­se logo atrás e no nível dos cotovelos. Costelas bem arqueadas, desde a espinha dorsal, porém, achatando­se nos flancos, de modo a proporcionar liberdade de movimento. 

 

CAUDA: bem revestida, com a forma da cauda da raposa, e inserida logo abaixo do nível da linha superior. Usualmente portada acima da linha do dorso, fazendo uma graciosa curva em foice, quando o cão está em atenção, sem enrolar para os lados, nem achatar­se sobre o dorso. Em repouso, o normal é a cauda ficar caída. Pêlos, de comprimento médio, aproximadamente, do mesmo tamanho em todas as direções, conferindo o aspecto de uma escova redonda. 

 

MEMBROS 

Anteriores: vistos de  frente, em stay, os membros são moderadamente afastados, paralelos e retos A ossatura  é  substanciosa, sem  ser pesada.  O comprimento do membro, do cotovelo ao  solo, é ligeiramente maior que a distância do cotovelo à cernelha. Ergôs nos anteriores podem ser removidos. 

Ombros: a escápula é bem angulada. O braço é ligeiramente oblíquo para trás, desde a ponta do ombro até o cotovelo, e nunca é perpendicular ao solo. Os músculos e os ligamentos que seguram os ombros no tórax são firmes e bem desenvolvidos. 

Cotovelos: rentes ao corpo e não virando nem para dentro, nem para fora. 

Articulação do carpo: forte e flexível. 

Metacarpos: vistos de perfil, estão ligeiramente inclinados. 

Posteriores: vistos por trás e em “stay”, os membros são paralelos e moderadamente afastados.As coxas são bem musculosas e poderosas; joelhos bem angulados; jarretes curtos com articulações bem definidas. Ergôs devem ser removidos.

Patas: de tamanho médio; ovais, sem serem longas; compactas e bem revestidas de pêlos entre os dedos e almofadas plantares. As almofadas são bem acolchoadas com a sola resistente. Em “stay”, as patas ficam corretamente direcionadas para a frente. 

 

MOVIMENTAÇÃO

A movimentação característica do Husky Siberiano é suave e aparentemente sem esforço. É rápida e ligeira sobre suas patas. Quando apresentado

em exposições, deverá sempre ser de guia solta. Mostra um trote moderadamente rápido, exibindo assim um bom alcance nos anteriores e boa propulsão nos posteriores. Quando visto de frente e de trás, enquanto caminha, o Husky Siberiano não converge os membros  numa trilha  única (single tracking), mas  à  medida que  a  velocidade aumenta, os membros convergem gradualmente até que as almofadas plantares pisem 

sobre uma linha diretamente abaixo do centro longitudinal do corpo. Conforme as pegadas convergem, os anteriores e os posteriores movimentam­se para a frente sem que nem os cotovelos, nem os joelhos virem para dentro ou para fora. Cada membro posterior se move para alcançar a pegada do anterior do mesmo lado. Enquanto o cão está em movimento,  a linha superior permanece firme e nivelada. 

 

PELAGEM 

Pêlo: a pelagem do Husky Siberiano é dupla, de comprimento médio e de aparência bem peluda, mas nunca tão longa a ponto de esconder as linhas bem definidas do cão. O subpêlo é macio e denso, de comprimento suficiente para suportar a pelagem de cobertura. Os pêlos de cobertura são retos e suavemente assentados, mas nunca ásperos ou eriçados. Deve­se notar que a ausência de subpêlos durante a época da 

muda é normal. É permitido aparar os bigodes e os tufos entre os dedos e ao redor das patas para exibir um aspecto mais limpo. Em qualquer outra parte do cão, a tosa não deve ser tolerada, devendo ser severamente penalizada.

COR: todas as cores são permitidas, desde o preto até o branco puro. É comum uma variedade de marcações na cabeça, incluindo muitas combinações não encontradas em outras raças. 


TAMANHO / PESO

Altura na cernelha:  Machos: 53,5 cm a 60 cm. 

Fêmeas: 50,5 cm a 56 cm. 

Peso:  Machos: 20,5 kg a 28 kg. 

Fêmeas: 15,5 Kg a 23 kg. 

O peso é proporcional à altura. As medidas mencionadas acima representam os limites extremos de altura e peso, sem dar preferência a nenhum dos extremos. Qualquer aparência de excessiva ossatura ou peso deve ser penalizada. 

 

RESUMO: as características raciais mais importantes do Husky Siberiano são seu tamanho mediano, ossatura moderada, proporções bem balanceadas, movimentação livre e fácil, pelagem apropriada, cabeça e orelhas agradáveis, cauda correta e boa disposição. Qualquer excesso de ossatura ou peso, movimento restrito ou desajeitado, pelagem longa e áspera devem ser penalizados. O Husky Siberiano nunca tem um aspecto tão pesado ou grosseiro a ponto de sugerir um animal de carga, nem tão leve e  frágil, sugerindo um animal de corrida. Em ambos os sexos, o Husky Siberiano revela grande resistência.Acrescentam­se às faltas já mencionadas as faltas esruturais comuns a todas as raças que são indesejáveis no Husky Siberiano como em qualquer outra raça, embora não sejam especificamente mencionadas neste padrão. 

 

EM UMA EXPOSIÇÃO É IMPORTANTE LEMBRAR!

 

 

FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.

·  Crânio: cabeça grosseira ou pesada; cabeça muito cinzelada.

·  Stop: insuficiente.

·  Focinho: muito pontudo  ou grosseiro; ou muito curto ou longo.

·  Maxilares/Dentes: qualquer mordedura que não seja em tesoura.

·  Olhos: de inserção oblíqua ou muito próximos.

·  Orelhas: muito grandes em proporção à cabeça; muito separadas; insuficientemente eretas.

·  Pescoço: muito curto e grosso; pescoço muito longo.

·  Dorso: frágil ou selado; dorso carpeado; linha superior inclinada.8

·  Peito: muito largo; costelas em barril, sem curvatura ou fracas.

·  Cauda: quebrada  ou enrolada; excessivamente emplumada; de inserção muito alta ou baixa.

·  Ombros: retos ou soltos.

·  Anteriores: metacarpos fracos; ossos muito pesados, muito estreitos ou separados na frente; cotovelos soltos.

·  Posteriores: joelhos retos; jarretes de vaca; posteriores muito fechados ou abertos.

·  Patas: fracas  ou espalmadas; dedos  desviados  para dentro ou para fora; patas muito grandes e grosseiras, muito pequenas e delicadas;

·  Movimentação: passada curta, saltitante ou arritmada; bamboleante; movimento cruzado ou movimentação de caranguejo.

·  Pelagem: longa, áspera ou felpuda; textura muito áspera ou sedosa; trimming na pelagem, exceto nas regiões permitida.

 

Fonte: CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia)

 

Comente!

Data: 26-03-2020

De: LETICIA

Assunto: dog husky

Como faço pra saber se os meus husky são puros?

Data: 20-11-2020

De: Dorielsom aparecido Barbosa Machado

Assunto: Re:dog husky

Como saber se meu husky é puro

Data: 04-03-2020

De: Robson gustavo araujo

Assunto: Gostaria de saber se meu husky é puro

Gostaria de saber se meu husky é tenho algumas duvidas

Data: 21-02-2020

De: Kamilla

Assunto: Husky Siberiano

Como faço pra saber se minha Husky Siberiana é pura ?

Data: 20-05-2019

De: Eduardo

Assunto: Husky

Como Fasso pra saber se ela é pura ?

Data: 08-02-2018

De: ELIZABETE

Assunto: HUSKY SIBERIANO

BOM DIA! POR GENTILEZA GOSTARIA DE SABER SE MINHA HUSKY É PURA OU MESTIÇA

Data: 05-02-2020

De: Márcia

Assunto: Re:HUSKY SIBERIANO

Gostaria de saber se meu husky é puro ou mestiço

Data: 20-08-2017

De: Breno

Assunto: Como saber se minha husk e pura

Gostaria de saber se minha husk e pura vi alguns vídeos e fiquei curioso

Data: 27-04-2018

De: Wilians

Assunto: Re:Como saber se minha husk e pura

Olá ! Como faço para saber se uma filhote e pura ou quase

Data: 18-06-2019

De: miguel

Assunto: Re:Como saber se minha husk e pura

com o peedigree

1 | 2 >>

Novo comentário